sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Piromania de Ideias


Num anterior post, referi a minha preocupação face a uma vaga de manifestações de intolerância na Europa, e a impunidade pela qual passam na opinião pública. Era referente à situação da comunidade Roma e a sua expulsão do território francês.

Hoje trago-vos mais um exemplo chocante, desta vez da Alemanha. Trata-se das mais recentes afirmações xenófobas de Thilo Sarrazin, membro do conselho executivo do Bundesbank, membro da SPD, ex-Senador de Berlim (pasta das Finanças), e frequente agitador popular sobre temáticas quentes como a imigração e Harz IV (o equivalente ao RSI).

Lançou na passada 2ªf o seu livro, "Deutschland schafft sich ab" ("A Alemanha em Queda"), onde desenvolve uma panóplia ofensiva de argumentos controversos. Entre afirmações de que os "judeus têm um gene especial" e "os imigrantes estão a estupidificar a Alemanha", Sarrazin chamou a atenção dos media para um aumento do medo de uma hipotética "islamização da Europa". Neste livro Sarrazin não quer que os seus "filhos e netos cresçam num país onde são a minoria". Onde será que já ouvimos estes argumentos de limpeza genética, caracterização monolítica de povos, e apresentação em bandejas prateadas de bodes expiatórios?? Pergunta retórica, nem preciso de responder meus amigos.

Pessoas deste género padecem de uma doença parecida à piromania, sentindo particular excitação em ver o efeito incendiário das suas palavras nas massas. Partidos da extrema direita na Europa já louvam Sarrazin, entoando que o que a Europa precisa é de "Sarrazin e não mujahedin". É preciso alertar para que a nossa geração não seja testemunha activa da nova "jewish question", agora transformada em "muslim question".

Pelo menos desta vez o conselho executivo do Bundesbank através de Axel Weber teve uma atitude coerente e exonerou ontem Thilo Sarrazin deste órgão do banco. Resta agora esperar pelo confirmação desta decisão por parte do Presidente Alemão, Christian Wulff, mas a pressão de Angela Merkel, de todos os partidos políticos, quadrantes sociais, e ultraje internacional, certamente irão conduzir Wulff à exoneração definitiva de Sarrazin.

Curioso é a semelhança etimológica do seu sobrenome com os "Sarracenos": ele assina com o antigo nome dos mesmos que tanto abomina. Mas o que é mesmo curioso é que o próprio Thilo Sarrazin é descendente de Huguenotes, o grupo de protestantes franceses perseguidos no séc XVI e acolhidos pela Prússia, entre outros territórios protestantes.

De facto a memória humana é bem curta e lamento que assim a própria memória genética não consiga contribuir para uma sociedade mais plural.

RB

1 comentário:

  1. ---> As mais variadas ocorrências... não são uma surpresa... porque, hoje em dia, a Europa é dominada por uma 'Política à Hitler':
    1-> Uma desesperada 'Fuga para a Frente'... para a implosão!...
    {nota: só os Parvos-à-Sérvia é que acreditam que os futuros/novos dominadores demográficos da região... irão preservar a antiga Identidade}
    2-> Teorias (vulgo intolerância) para negar o Direito à Sobrevivência de outros!...


    ANEXO:
    SEPARATISMO-50 NA EUROPA
    ---> Sim, quem quiser ficar à mercê do pessoal (africanos, islâmicos, etc) que anda numa corrida demográfica pelo controlo de novos territórios... QUE FAÇA BOM PROVEITO: tchau!....; todavia, pelo legítimo Direito à diferença:
    TODOS DIFERENTES!!! TODOS IGUAIS!!!
    --- Isto é, TODOS os Povos Autóctones do Planeta Terra:
    -> Inclusive os de 'baixo rendimento demográfico' (reprodutivo)!...
    -> Inclusive os economicamente pouco rentáveis!...
    devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no Planeta!!!

    ResponderEliminar