terça-feira, 10 de agosto de 2010

Ginseng e Libido

Para não induzir ninguém em erro, quero deixar claro que a Coreia do Norte é um regime brutal, repressivo, dona de diversos campos de concentração no seu território. É um exemplo vivo de desrespeito total pelos direitos humanos dos seus cidadãos, que (sobre)vivem num estado de absoluta miséria. Mas por vezes emite notícias tão rocambolescas que criam uma aura de surrealismo político que sobressai neste nosso mundo (possivelmente) pós-ideológico.

Hoje temos mais um caso desses.

De acordo com o FT, Pyongyang comprometeu-se a liquidar parte da sua dívida para com a República Checa através de um grande lote de ginseng em vez de dinheiro (sim, leram bem), pois os excessos totalitários da DPRK levaram o regime à quase bancarrota.

Oficiais checos confirmaram que Pyongyang se tinha oferecido para resolver 5% da sua dívida acumulada de Kc186m (10 milhões US$) em ginseng, uma raiz revigorante utilizada em suplementos dietéticos e chás que supostamente melhora a memória, o vigor e a libido. Recordemo-nos que a antiga Checoslováquia era um dos principais fornecedores de máquinas pesadas, camiões e obrigações da Coreia do Norte. No entanto, os checos entretanto convertidos ao capitalismo, não estão convencidos de que precisam de tamanha injecção de "robustez" gingseniana. "Estamos a tentar convencê-los a nos enviar uma transferência de zinco, que é extraído lá", disse Tomas Zidek, vice-ministro das Finanças da República Checa.

Este tipo de transacção não seria inédito entre países socialistas - Hugo Chavez dá um desconto a Cuba no petróleo, por enviar médicos cubanos para trabalhar nas zonas mais carenciadas da Venezuela. Se a moda pegar, será que ainda vamos assistir à chegada de um navio-cargueiro cheio de pau-de-cabinda de Angola para Portugal?

RB

2 comentários:

  1. Eu creio que líbido leva acento no "i"...

    ResponderEliminar
  2. Para ser rigoroso Cabinda é Portugal. Não, não é Colonialismo, é o que os próprios cabindas alegam, ao abrigo do Tratado de Simulambuco. É Mais provável que Isabel dos Santos pague em Moamba. Falo é claro da iguaria, não da outra!

    TF

    ResponderEliminar