quarta-feira, 2 de março de 2011

Tertúlia: Norte África/Médio Oriente e Democracia

Tertúlia 28/02/2011: Revoltas e Revoluções no Norte de África e Médio Oriente from Caixa de Pandora on Vimeo.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Caros Pandorianos, costumo seguir com alguma regularidade as vossas tertúlias e quero dar-vos os parabéns pela forma competente, informada e descontraída como abordam os mais variados temas.
    Em relação à situação na Líbia e apesar desta vir na sequência das revoltas no Egipto e na Tunísia, tem um conjunto de especificidades que a tornam muito especial. O coronel khadafi é uma personagem imprevisível e incoerente, um déspota que desde que subiu ao poder manteve-se pelo medo e pela repressão. Ao contrário de Mubarack e Ben Ali o ainda presidente da Líbia nunca renunciará ao poder, pois trata-se de alguém verdadeiramente desequilibrado, narcisista e profundamente paranóico e que sendo o chefe de uma tribo com seguidores fanáticos e muito bem armados poderá levar a um conflito tribal em que num caso mais extremo o país pode acabar divido por uma guerra interminável, em que os apoiantes de khadafi controlariam uma parte do país e os seus opositores uma outra parte, à semelhança do que aconteceu noutros países Africanos como por exemplo na Somália. Existe ainda quem coloque a hipótese de um golpe militar, o que não me parece muito provável, pois o exército regular líbio é muito mal equipado e pequeno (estratégia adoptada por Khadafi para prevenir precisamente situações deste tipo), face aos mercenários contratados, à conhecida guarda revolucionária que trata exclusivamente da sua segurança e ao batalhão privado do seu filho Khamis, o mais bem treinado e equipado da Líbia.
    No meio disto tudo resta aguardar como reagirá a NATO, ou seja, se actua numa base mais humanitária ou se haverá uma intervenção militar? Os próximos dias serão determinantes
    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Caro João,

    Qualquer dia ainda te convidamos para uma tertúlia...

    ResponderEliminar